Mercia Cunha
Olá! Meu nome é Mercia Cunha, nutricionista e apaixonada pela Nutrição.
Ajudo os pacientes a emagrecerem de forma leve, fortalecendo a mente e equilibrando as emoções.
Aqui você encontra minha história e minha paixão por essa ciência tão linda que transforma vidas!
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Graduada pela Universidade de Brasília, em 1994;
- Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul, em 2007;
- Pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional, pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul, em 2011;
- Pós-graduada em Fitoterapia Funcional, pela VP/Uni Universidade Cruzeiro do Sul, em 2020;
- Pós-graduada em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness, pela PUC/PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2022;
- Formação em Nutrição Comportamental pelo NC – Instituto de Nutrição Comportamental em 2022;
- Diversos cursos na área de Nutrição e Psicologia, entre eles Bioquímica dos Nutrientes, Nutrição Infantil, Nutrição Esportiva, Mindfulness, Aromaterapia e Óleos Essenciais, Comunicação Não Violenta, Psicologia da Nutrição, Eneagrama
Atendimento gentil e acolhedor
Nutrição Funcional e Comportamental
Metas concretas e duradouras
Mindfullness e Psicologia Positiva
PÚBLICO ALVO
Crianças: Programação Metabólica e Introdução Alimentar Adultos e crianças: Emagrecimento, saúde gastrointestinal, intolerâncias e alergias alimentares tardias, doenças crônicas e doenças autoimunes. Grupos de emagrecimento
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
- Nutrição Clínica e Esportiva Funcional há 16 anos
- Condução de grupos de Emagrecimento, baseada na Nutrição Funcional, Nutrição Comportamental e Psicologia Positiva há 2 anos
- Nutrição Infantil em escola há 27 anos
- Nutrição Materno-Infantil em Berçários (TJDFT e TRF-1ª Região) há 10 anos
- Nutrição em Alimentação Coletiva em hospitais, restaurantes, creches e escolas
Como tudo começou
Desde criança eu sempre tive uma saúde relativamente frágil, com histórico de crises recorrentes de garganta, uso crônico de antibióticos, dermatites, múltiplas alergias e constipação intestinal severa. Com o passar dos anos os órgãos de choque foram mudando e fui evoluindo para outros sintomas e doenças, como gastrites, enxaqueca, infecções urinárias, candidíase de repetição e doenças autoimunes.
Sempre busquei por meio da alimentação melhorar esses sintomas e, desde criança, já me interessava por livros de Fitoterapia, que ensinavam sobre o poder das plantas, das frutas e dos vegetais para controle e cura de diversos sintomas. A escolha por cursar Nutrição foi justamente por conhecer e acreditar no grande poder dos alimentos e tentar encontrar a minha cura, já que a Medicina Tradicional não me dava respostas.
Como a Nutrição Funcional entrou na minha vida
Dessa forma, posso dizer que o destino me levou para fazer o curso de Nutrição, mas, mesmo depois de formada, não encontrei o que procurava. Havia algo a mais dentro dessa ciência que eu viria a conhecer anos mais tarde. Comecei a trabalhar com Nutrição logo que me formei em 1994 e, no ano de 2003, assim que virei mãe, comecei a me interessar pela Nutrição Materno-Infantil. Mergulhei intensamente nesse mundo e resolvi fazer um curso de atualização nessa área, mas não imaginava que ali conheceria a Nutrição Funcional, área considerada muito nova na época e que foi um grande divisor de águas na minha vida.
Em 2006, ingressei no curso de especialização em Nutrição Clínica Funcional e ali eu descobri um Mundo Novo. Finalmente eu havia encontrado o verdadeiro poder da Nutrição! Toda a minha história de sintomas e doenças ao longo da vida foram detalhadamente descritas e explicadas à luz da Nutrição Funcional e, o melhor, poderiam ser curadas ou tratadas com a alimentação, nutrientes e compostos bioativos. Foi o primeiro e grande divisor de águas na minha vida! Dentro desse mundo da Nutrição Funcional, eu fui me especializando em outras áreas tanto na Nutrição Esportiva, quanto na Fitoterapia.
Só que na ânsia de mudar o mundo (sempre lembro de “O mito da caverna, De Platão), eu percebi que havia um abismo entre o que eu prescrevia e o que o paciente conseguia efetivamente cumprir. Depois de alguns anos de consultório, senti uma vontade muito grande de entender melhor a mente humana, o comportamento alimentar e o que o que estava por trás das dificuldades do paciente, em seguir um plano que iria beneficiar sua saúde.
Nutrição Comportamental, Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness
E assim, há aproximadamente 8 anos, fui buscar outros caminhos como a meditação Mindfulness, Mindfuleating, técnicas e estratégias dentro da Psicologia e da Nutrição que pudessem aumentar a adesão do paciente ao plano proposto, com o objetivo de ele atingir o que chamamos de VITALIDADE POSITIVA.
Esse foi o segundo grande divisor na minha vida! Hoje estou mergulhada na Neurociência, Psicologia Positiva, Mindfulness e na Nutrição Comportamental. Encontrei as formações que eu buscava há alguns anos e que aumentaram ainda mais o meu arsenal para ajudar os pacientes a emagrecerem de forma leve, aproveitando o processo, e a encontrarem esse lugar de Vitalidade Positiva, que é muito mais do que ausência de doenças. É um estado onde nos sentimos vivos e plenos. A Nutrição Funcional me mostrou o quanto ela pode ajudar o funcionamento da nossa mente e o equilíbrio das nossas emoções e os estudos sobre Comportamento e Psicologia Positiva me mostraram como esse equilíbrio do corpo pode ser mais facilmente conquistado se estivermos nos nutrindo de emoções, pensamentos e sentimentos positivos.
O caminho é esse:
Nutrir o Corpo e mente.
Nutrir o corpo com nutrientes
e nutrir a mente, com bons pensamentos, sentimentos e bons hábitos de vida.
agende sua consulta
Ajudo pacientes a emagrecerem de forma leve, a sentirem-se vivos e plenos, unindo técnicas de Nutrição Funcional, Psicologia Positiva e Mindfulness. O equilíbrio do corpo é conquistado se estivermos nutrindo emoções positivas.