Quer criar um hábito saudável dentro da sua rotina diária? Aprenda a encontrar uma RECOMPENSA!
Qualquer uma, pode ser uma sessão rápida na cadeira massageadora da academia logo após o treino, aquele suco gostoso e saudável, uma água de coco gelada ou um banho refrescante depois da atividade física ou ainda a doce sensação de saber que você está cuidando de si mesmo/a.
Todo bom hábito, para ser incorporado à rotina, precisa passar por esse LOOP (figura 1), descrito com muita propriedade por Charles Duhigg, autor do best seller “O Poder do Hábito”. Normalmente não criamos uma nova rotina, mas sim, substituímos uma antiga por uma nova e se a gente quer que essa rotina vire um bom hábito, a nossa mente precisa entender que haverá uma RECOMPENSA. Isso quer dizer que se você decidir trocar a sua antiga rotina de dormir até mais tarde por outra de fazer exercícios em determinado horário, a sua mente vai sofrer no início, pois não é uma ação ainda automatizada. O cérebro gastará energia para pensar, mas se logo você conseguir encontrar a tal recompensa, rapidamente o cérebro vai parar de fazer força e buscará a todo custo aquele prazer.
Nós, seres humanos sempre estamos em busca do prazer, por isso não adianta iniciar uma dieta super restritiva para emagrecer rápido ou colocar metas de exercícios irreais logo no início e entrar em sofrimento. Normalmente o tempo máximo que uma pessoa consegue levar uma dieta 100% isenta de furos é em torno de até 2 meses. Por isso que a verdadeira mudança é quando decidimos mudar os hábitos alimentares e de vida de modo permanente.
Fazer dietas extremamente restritivas pode causar sensação de opressão e angústia, fazendo com que a mente volte com toda força a buscar o prazer e a recompensa, afinal PROIBIR É DESPERTAR O DESEJO. Considerando a máxima de que “NEM TODA DIETA RESULTA EM TRANSTORNO ALIMENTAR, MAS QUASE TODO TRANSTORNO ALIMENTAR COMEÇA COM UMA DIETA” (Hilbert et al. 2014), focar em mudanças gradativas pode ser muito mais eficiente do que começar com o radicalismo.